segunda-feira, 2 de abril de 2018

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Oi gente, tudo bem?
Hoje tem post? Tem sim senhor!
Mais uma história da dama do crime Agatha Christie, que sempre surpreende com seus desfechos que deixam o leitor de boca aberta.
E também a resenha do filme, que onde muitos acreditam que é a primeira adaptação, mas não.

Vem conferir.


Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.

O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.


Minha Opinião:

Uma história cheia de personagens, que as vezes dava um nó na minha cabecinha, mas uma história muito bem construída e sem rodeios. Um homem foi morto a facadas dentro de um trem, cheio de passageiros, mas á um grande detetive entre eles, que com todo seu talento e sabedoria conduz as investigações e monta um grande quebra-cabeças macabro.
É um livro que vale muito ler.

"Quando se confronta com a verdade alguém que está mentindo, ela é costumeiramente aceita, muitas vezes sem surpresa."

Ele é dividido em 3 partes: Os fatos; Os testemunhos: Hercule Poirot para e pensa.

O filme:


Minha opinião:

Assassinato no Expresso do Oriente não foge tanto das primícias do livro, porém com um enredo mais preciso, enxuto, mas linear que a história contada no livro. Tirando a caracterização do Poirot, que seria de um homem de estatura baixa, que passa despercebido entre as pessoas, para um detetive imponente, e dentre outros personagens não foi um problema para mim, achei até melhor.
Com um pouco mais de sarcasmo do detetive, que deixou a trama mas engraçada que no livro, questões importantes como racismo,que não tinha no livro, foi colocado em cenas, deixando claro como era a situação na época. Dentre outros detalhes que a meu ver não interferiram tanto assim na história da Agatha. Até porque para o cinema entendo que tenha que ser mais direto e fácil das pessoas entenderem histórias investigativas. Sem falar na fotografia belíssima e rica em seus detalhes.
Só uma pequena observação em uma cena onde estão todos reunidos para o veredito final.


Seria uma mera coincidência?


Em Hollywood nada é coincidência.


  Nota de 1 a 5

                         

Xeru!


Nenhum comentário:

Postar um comentário