segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A Bruxa de Portobello - Paulo Coelho

Ola gente tudo bem?

No mês de janeiro eu li mais um livro do meu autor favorito Paulo Coelho. Adquiri alguns livros que estavam faltando na minha coleção e já estou louca para ler todos.  
Pra quem não gosta de uma leitura mística, que envolve "bruxaria" nem leia, segue a linha de Brida.
Eu sou um tipo de leitora que não jugo autor, nem história. Cada um lê o que quer! 
Não tenho gênero preferido, gosto de ler tudo, e absorver o que é bom e me convém. 

Descrição:




"A Bruxa de Portobello" de Paulo Coelho, conta a história de Athena, uma garota que foi adotada por emigrantes libaneses que se estabeleceram na Inglaterra em função de uma guerra que assolava seu país natal. Agora, eles têm que enfrentar uma intolerância religiosa que se assemelha à existente nos tempos da Inquisição, quando os que eram considerados hereges pela Igreja Católica eram violentamente punidos, inclusive, sendo queimados vivos. Um retrato da sociedade contemporânea, onde o medo da mudança e o conformismo muitas vezes determinam o curso de nossas vidas.

O autor brasileiro mais lido de todos os tempos escreveu a história de Athena, personagem descrita por várias pessoas que conviveram com ela. A órfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia. A criança levada pelos pais adotivos para Beirute. A funcionária de um grande banco em Londres. A bem-sucedida vendedora de terrenos em Dubai. A sacerdotisa de Portobello Road. A história arrebata, provoca e ainda traz à tona questões fundamentais da nossa atualidade.


Resenha:


Em a Bruxa de Portobello, Sherine Khalil tem sua vida relatada por pessoas que conviveram ou a conheceram  ao longo de sua curta vida. Uma filha, uma mãe, uma mulher inquieta, religiosa, talentosa, mas não muito prudente.
Athena, nome escolhido por ela mesma aos 5 anos de idade, quando ouviu seu tio pronunciá-lo, acompanhou essa jovem mulher por muitos caminho interessante. Uma jovem que frequentava missas e cantava para a Virgem, se apaixonou, casou, e teve um filho. 
Sentiu a dor do divórcio e do constrangimento dentro daquela casa que tantas vezes lhe acolheu, não podia comungar o corpo de Cristo. Triste, amaldiçoou aquele santo lugar. Não entendia como um pedaço de papel poderia interferir na sua fé.

Padre:Penso que, ao sair da igreja, Athena pode ter encontrado Jesus. E, chorando, se atirou em seus braços, confusa, pedindo que lhe explicasse por que estava sendo obrigada a ficar do lado de fora só por causa de um papel assinado, uma coisa sem a menor importância no plano espiritual, e que só interessava mesmo a cartórios e ao imposto de renda.E Jesus, olhando para Athena, possivelmente teria respondido:— Veja bem, minha filha, também estou do lado de fora. Há muito tempo eles não me deixam entrar ali. 

Percorreu por caminho buscando preencher um espaço em branco em sua vida.
Aprendeu ensinando aos outros.

Liliana:Aprenda, mas aprenda sempre com gente ao seu lado. Não fique sozinha nesta busca: se estiver dando um passo errado, não terá ninguém que a ajude a corrigi-lo.

Foi perseguida e soube recuar.

Minhas considerações:

Livro bem interessante, começar pela narrativa, conhecer uma pessoa através de relatos, pelo olhar dos outros, pelo que viveram junto a ela, presenciando seus ritos e visões. Paulo Coelho trás uma batalha religiosa não muito longe da nossa realidade.


Nos conhecemos quando nos vemos no olhar dos outros.

Athena, uma mulher arrogante, presunçosa mas especial, me ensinou muito com sua história. E que a intolerância, falta de comunicação, de conhecimento e respeito podem destruir uma pessoa ou uma família. 
Vou buscar a aventura de estar viva.
 Nota de 1 a 5:


Outas capas:


Me contem, já leram, o que acharam?
Obrigada por estarem aqui, não deixe de seguir o blog.
Xeru!



Post relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário