segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Dias Perfeitos - Raphael Montes


Oi gente como tá o carnaval de vocês? 
Espero que todos sobrevivam a tanta folia!
Fevereiro me trouxe uma surpresa literária, que foi Raphael e seu Dias Perfeitos.

Raphael Montes, escritor brasileiro que está na boca do mundo e dos booktubers. Conheci Raphael através do canal Livraria em Casa do Paulo Ratz quando ele falou sobre ''O Jantar Secreto'', o livro mais recente do autor, que não li ainda.
Dias Perfeitos foi lançado pela Companhia das Letras em 2014 com 280 páginas, já foi vendido para 14 países.  


Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psiquê doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

Resenha:

Nessa historia de amor e obsessão, vamos conhecer Teodoro ou simplesmente Téo, um rapaz introvertido, solitário, sua única amiga é a Gertrudes, um cadáver da sua aula de anatomia, ele não tem afeto por ninguém, nem pelo seu cachorro nem por sua mãe paraplégica, que para ele é um grande peso em sua vida, pois ela depende muito dele. 
Em um dia, Téo obrigado por sua mãe, vai a um churrasco e lá conhece a jovem e extrovertida Clarice. Téo se vê apaixonado pela jovem, e começa a perseguir Clarice, na faculdade, no parque, no concerto, até que por fim chega a sua casa. 
Clarice era diferente; Insinuante, porém doce. 
Na cabeça psicopata do Téo, Clarice precisa conhecê-lo para amá-lo assim como ele a ama. Ele resolve levar a jovem eu uma viajem contra sua vontade. Sim, Ele sequestra Clarice!
Ele levaria Clarice consigo para sempre;Já não podia viver ou mesmo morrer sem ela.
Ele  realmente acredita que em meio a tantas atrocidades Clarice o ama.
"As vezes, eu ajo como um louco, mas... Mas é que você mexeu muito comigo e... Não posso te perder. Você é a razão da minha vida."

Minha opinião:

É surreal! A história é narrada na terceira pessoa, mas entramos na mente do Téo como se fosse o próprio a contar.
Logo no começo do livro percebemos que Téo não é muito normal, no desenrolar do livro isso só se confirma. A pobre Clarice nem se ela quisesse voltaria a ser quem ela  era depois de Téo. 
Adoro quando uma história me prende do inicio ao fim, uma leitura fluida, fácil, porem tensa, e muitas vezes inacreditável. 
Mesmo depois de terminar a leitura, me peguei pensando em cenas e ainda não acreditando no que havia lido.
Téo tinha motivos e esclarecimentos muito lógicos em sua mente, e acreditava que estava tudo certo, o que ele fazia com Clarice era só para o bem dela. Mesmo cometendo crimes, sendo extremamente violento e cruel, pra ele estava tudo muito bem.
Uma história cheia de reviravoltas, que nos deixa até tontos, Raphael Montes me conquistou.
Com um final surpreendente, que dividiu opiniões. Particularmente esperei algo 'real', não um desfecho baseado em coincidências, não me decepcionou e não desmerece em nada a história de Téo e sua Clarice.  

Nota de 1 a 5



Já se sabe que os direitos foram comprados para se tornar um filme. E em breve estará no teatro também. Nunca li nada do tipo, tão forte e impressionante. Li em e-book mas já quero o livro físico e todos os outros do autor. 

Book Trailer:



Obrigada por passarem aqui, ajude o blog a crescer seguindo e compartilhando com seus amigos.
Xeru!



2 comentários: