segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Olá tudo bem?
Eu estava louca pra ler esse livro, todo mundo falando, comentando que era bom, outros não gostaram e eu ainda nada foi lançado o filme e todo aquele comentário também, eu precisava ler este livro. Cá estou pra contar o que achei do livro " Como eu era antes de você".
Vou logo dizendo tem spoiler.
Vem conferir a resenha desse livro surpreendente!



Descrição:

 Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Resenha:

Como enxergo Louisa (antes de Will), uma jovem divertida, falante, que gosta de observar as pessoas no café onde trabalha, que sabe muitas coisas como por exemplo quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Mas Louise se viu perdida quando foi demitida (como todos nós ficamos, na maioria das vezes).
Uma jovem cujo a família não dá o devido valor, mesmo sendo provedora da família é motivo de chacota principalmente por parte do pai. Tem um namorado de longa data, que não parece empolgado com a relação (ela também não) está sempre se exercitando e preocupado com suas competições como atleta.
Uma irmã que é mãe solteira e que é acostumada a ter tudo que quer, como a maioria dos irmãos caçulas, e também mora com um avô que precisa de cuidados especiais. Uma família comum.

A família de Will não sabe o que fazer com a situação trágica que assolou a todos, não existe uma boa relação entre e sua mãe Camilla, ainda mais com a decisão que Will lhe havia comunicado, a relação com seu marido também fragilizam essa mulher.
Camilla sobre Will:

A mãe enxerga todas as pessoas que o filho já foi ao longo da vida, reunidas em uma só.
Minha Opinião:

MARAVILHOSO!
Gostei muito da forma como a história se desenvolve.
Conheci uma Lou insegura, conformada, com traumas e sem ambição.
Aos poucos vejo uma Lou determinada, corajosa, ousada, mesmo que sua missão seja dá mais sentido a vida de Will, ela estava crescendo, amadurecendo.
O que ela fez por Will não foi em vão, porque maior foi o que ele fez por ela. Curando seus medos, traumas e mostrando que a vida é única e deve ser vivida da melhor forma, mostrando que ela era especial e tinha muito potencial. 
Will para Lou:

Alguns erros… apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.
Pois antes do acidente, Will amava sua vida, sempre fez tudo que quis, mas depois do acidente ele só tinha as lembranças do que foi sua vida, e ele não aceitava como Louisa pensava em viver naquela cidade sem conhecer o mundo e as coisas boas que ela poderia fazer.
Mesmo Lou tendo planejado momentos ótimos para Will, ela pôde viver momentos únicos. Se ela não tivesse aceito o trabalho na casa dos Traynor, eu tenho certeza que iria trabalhar na fábrica de frango da cidade.
A história nos mostra bem como era a rotina de Will, muitos remédios, dores, feridas e a grande frustração que é está em uma cadeira de rodas, sabendo que nunca mais poderá andar, comer sozinho, segurar seus filhos, transar, como ele mesmo fala.  
Eu entendo perfeitamente a decisão de Will em ir para Dignitas, conhecendo sua vida antes do acidente e pós acidente realmente não está sendo fácil para ele. Da total independência para a dependência total, ele só via uma saída. 
Lou sobre Will: 

Eu gostaria de sentir pena dele. Eu realmente queria. Quando o pegava olhando para fora através da janela, pensava que ele era a pessoa mais triste que eu já conhecera. E, à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, se eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz.
Mesmo tendo passado tantos momentos felizes, mesmo tendo encontrado em Lou um motivo para acordar todos os dias, ele estava convicto. Mesmo "amando" e sabendo que era amado, ele queria morrer.
Will para Lou:

Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.
E mesmo tendo esse fim, Lou não o esqueceria. É triste? É sim! 
Fiquei triste e revoltada com Will, pela decisão tomada mesmo depois de tudo que ele e Lou viveram nesses seis meses, entusiasmada com os planos que ela fez para os dois, a dedicação dela para faze-lo entender que poderia ser feliz, e por fim, feliz pela mulher que ela se tornou.
Will para Lou:
Sei que me conhecer lhe causou sofrimento e tristeza e espero que um dia, quando estiver menos zangada e chateada comigo, veja não só que eu só podia ter feito o que fiz, mas também que isso lhe ajudará a ter uma vida realmente boa, melhor do que se não tivesse me conhecido.
Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva… 
Gostei muito da escrita da autora, a leitura não foi cansativa, pelo contrário, não queria parar de ler. 
Um livro que realmente mexeu comigo. Recomendo muito. 
   

"Como eu era antes de você", tem uma continuação o "Depois de você", que vai contar como seguiu a vida de Lou depois de Will (ainda não li), em breve aqui no blog, eu só preciso me recuperar emocionalmente. 

E "Como eu era antes de você" virou filme, que pretendo assistir em breve (talvez faça uma resenha comparando livro e filme).

Nota de 1 a 5

    
Espero que tenham gostado, obrigada por visitarem o meu blog, e se você já leu ou viu ao filme, me conta nos comentários o que achou.

Xeru!


Nenhum comentário:

Postar um comentário