segunda-feira, 17 de abril de 2017

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Oi gente, tudo bem?
Vamos conversar sobre o livro e o filme ''O Lado bom da Vida''. Sei que já são antigos, mas assim como eu, também devem existir quem ainda não leu ou assistiu ao filme. Vou deixar claro que terá SPOILERS.

Vamos lá!


Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.




Resenha:


Pat é um homem que está se preparando para o fim do tempo separados que Nikki e ele estão passando desde quando foi internado no lugar ruim. Ele era fora de forma e hoje externiza suas frustrações  e ansiedades praticando exercícios e lendo livros que Nikki gosta.


Com o apoio de sua mãe, irmão e amigos, Pat aos poucos tenta retomar sua vida social. Seu pai não lhe dirige a palavra, seu bom humor gira em torno do placar de seu time de futebol favorito. Ao conhecer Tiffany surge uma amizade, ela é viúva que pra superar sua tristeza praticava sexo com qualquer pessoa, a ponto de perder seu emprego, vive com os pais e está tentando se curar.


Minha opinião:

Quando Pat começou a contar sua vida, fiquei curiosa pra saber por que ele foi internado por 3 anos em uma clinica psiquiátrica e porque pra ele só foram alguns meses. O que de tão grave havia acontecido pra ele perder sua saúde mental. A dificuldade pra se relacionar com seu pai, uma música que lhe persegue e o transtorna, me deixou apreensiva. Mas Pat é simpático, agradável e está se esfossando muito pra ser gentil, coisa que ele lembra que não era. Ele não quer fazer nada errado pra não correr o risco de voltar pro lugar ruim.


Quando reencontra Tiffany não sente nada, ela começa a persegui-lo sempre que ele sai pra correr. O que é bem engraçado. Algumas coisas legais acontecem e fazem com que ele e Tiffany se unam mais. Em um belo dia, ele lembra de tudo e quando descobrimos isto juntos eu vejo quanto ele foi vítima nessa história. Nikki é uma vaca! Ela flagrou a traição de sua esposa dentro da sua casa, a reação dele é até compreensível, e ele é tratado como um criminoso. Ele foi o único que saiu perdendo em toda a história.  Fiquei aliviada quando ele retoma sua consciência e então ele percebe que eles não vão ficar juntos e que ela seguiu sua vida e está feliz. E que ele precisa fazer o mesmo e vê que Tiffany está com ele.
O livro é tenso, é engraçado e reflexivo, Pat é positivo, olha sempre o lado positivo das coisas. E a gente tem que ser assim, né mesmo?

Gostaria que tivessem lançado o livro com sua capa original.



O filme:


Defino o filme como: Estressante, irritante e confuso. Tive raiva e ao contrário de Pat, não consegui ver o lado bom desse filme. Não vi sentido em nada, bagunçaram toda a história do Matthew Quick.
Tifanny falastrona e descontrolada, o pai viciado em apostas, a mãe medrosa... enfim, detestei.
A  impressão que quiseram passar no filme é que Pat vive rodeado de pessoas desequilibradas e que ele já tinha uma tendencia a bipolaridade. Porque fizeram isso com uma história tão boa? 
Algumas pessoas me disseram que o filme era bom... não, não é bom! Nem se eu não tivesse lido o livro primeiro, não iria gostar, muita gritaria para um filme só.
Entendo que o filme foi inspirado no livro e não que seria a cópia. Mas  tirar a essência dos personagens, sacanagem. Eu prefiro que reproduza fielmente o livro.  
Se você gostou, bom pra você, por que se eu pudesse gostaria de desver!  


Nota de 1 a 5


Xeru!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário